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Perguntas e respostas sobre a Ideal

Sem Categoria

Onde encontro as políticas da Ideal?

As principais políticas da Ideal estão disponíveis no site da Corretora www.idealctvm.com.br.

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A Ideal fornece conteúdos educacionais?

Sim, através daqui do site é possível acessar as principais medidas educacionais voltadas para o varejo, como:


• Produtos ofertados pela corretora e a explicação detalhada de cada um;


• Principais soluções que a Ideal desenvolve para o público varejo;


• Além de disponibilizar o menu “ajuda” para atender as principais dúvidas.


Cadastro

A Ideal atende pessoas físicas?

A Ideal atende apenas pessoas físicas que se tornaram clientes por meio de assessores de investimento vinculados à corretora. Para mais informações, acesse os documentos disponíveis na página de Governança.

Cadastro

Como altero meus dados cadastrais?

Para alterar seus dados cadastrais, envie sua solicitação para o e-mail atendimento@idealctvm.com.br.

Cadastro

O que é pessoa politicamente exposta?

Pessoa Politicamente Exposta (PEP) é quem ocupa ou ocupou, nos últimos 5 anos, cargos públicos relevantes, no Brasil ou no exterior, incluindo familiares e pessoas próximas.

Cadastro

O que é LGPD?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) – Lei nº 13.709/2018 – estabelece regras para o tratamento de dados pessoais, garantindo direitos como liberdade, privacidade e proteção da identidade dos indivíduos.

Perfil e Tipo de Investidor

O que é o perfil do investidor e por que ele é importante?

O perfil do investidor ajuda a identificar os produtos mais adequados ao cliente, considerando seus objetivos, tolerância a risco, conhecimento sobre o mercado e situação financeira. Seu preenchimento é obrigatório conforme regulamentação vigente.

Sem Categoria

Como consultar ou atualizar meu perfil?

Entre em contato com o Relacionamento pelo e-mail:  atendimento@idealctvm.com.br.

Sem Categoria

O que é tipo de investidor?

Classificação regulatória que define o nível de sofisticação do investidor:

  • Público Geral
  • Investidor Qualificado
  • Investidor Profissional

Perfil e Tipo de Investidor

Quais são os perfis do investidor?

Na Ideal, há três perfis em que o investidor pode se enquadrar:


  • Conservador: Baixa tolerância a risco, foco na preservação do capital e liquidez no curto prazo.
  • Moderado: Disposição para riscos moderados, busca retorno no médio prazo.
  • Arrojado: Alta tolerância a risco, busca retorno no longo prazo, aceita oscilações e perdas.

Perfil e Tipo de Investidor

Como consultar ou atualizar meu perfil de investidor?

Entre em contato com o Relacionamento pelo e-mail atendimento@idealctvm.com.br.

Perfil e Tipo de Investidor

O que é tipo de investidor?

Classificação regulatória que define o nível de sofisticação do investidor:

• Público Geral

• Investidor Qualificado

• Investidor Profissional


Perfil e Tipo de Investidor

Como consultar ou atualizar meu tipo de investidor?

Entre em contato com o Relacionamento pelo e-mail atendimento@idealctvm.com.br.


Portabilidade e Transferência

Como trazer meus investimentos para a Ideal?

Para transferir seus investimentos para a Ideal, acesse o site ou app da corretora de origem e procure por “Transferência de Custódia” ou “Portabilidade de Investimentos”. Se não encontrar, entre em contato com o atendimento da corretora.

Portabilidade e Transferência

Quero saber o status da minha portabilidade para a Ideal

O prazo e o status da portabilidade dependem da corretora de origem. Recomendamos que entre em contato diretamente com ela para obter informações atualizadas.

Portabilidade e Transferência

Qual o prazo da minha portabilidade para a Ideal?

O prazo e o status da portabilidade dependem da corretora de origem. Recomendamos que entre em contato diretamente com ela para obter informações atualizadas.

Portabilidade e Transferência

Como transfiro meus ativos para outra corretora?

Para transferir seus ativos para outra corretora, siga o passo a passo abaixo:


  1. Acesse a Página de Governança da Ideal;
  2. Na seção “Nossa visão de Compliance”, localize o documento “Transferência de Custódia”;
  3. Siga as instruções detalhadas disponíveis no documento e, em caso de dúvida, clique aqui para saber mais detalhes sobre como preencher o STVM;
  4. Envie o documento preenchido para a Ideal via e-mail junto com seu documento de identificação.

Portabilidade e Transferência

Quero saber o status da minha portabilidade para outra corretora

Para saber o status da sua portabilidade, caso já tenha sido solicitada, entre em contato com nosso Relacionamento através do nosso site: https://idealctvm.com.br/contato/ ou através do e-mail: atendimento@idealctvm.com.br.

Portabilidade e Transferência

O que é e como preencher o STVM?

O STVM (Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários) é o formulário utilizado para transferir ativos — como ações, FIIs, ETFs, entre outros — de uma corretora para outra.

O preenchimento correto do STVM é fundamental para garantir que a transferência ocorra de forma ágil e sem erros.


Para preencher o formulário:


  1. Acesse a página de Governança da Ideal
  2. Na seção “Nossa visão de Compliance”, localize o documento “Transferência de Custódia”;
  3. Siga as instruções detalhadas disponíveis no documento.

Após o preenchimento, você pode enviar o STVM de duas formas:


  • Por correio, para o endereço da Ideal CTVM (informado no próprio documento);
  • Por e-mail, para o endereço eletrônico da Ideal.

Passo a passo simplificado para preenchimento do formulário:


  1. Tipo de Portabilidade

Indique se a transferência será feita para uma conta de mesma titularidade (ou seja, para você mesmo em outra instituição) ou para terceiros (outra pessoa).


2. Dados do Cedente

Preencha com os dados do titular que está solicitando a transferência (você) e os dados da corretora de origem, de onde os ativos estão saindo.


3. Dados do Investidor Cessionário

Informe os dados do destinatário dos ativos.

  • Se for uma transferência de mesma titularidade, informe seus próprios dados na nova instituição.
  • No campo "Instituição de destino", insira o nome da corretora ou banco para o qual os ativos estão sendo enviados.

4. Fundos de Investimento

Caso deseje transferir cotas de fundos, preencha a tabela específica com as informações do fundo, que podem ser consultadas no seu aplicativo ou extrato da corretora.


5. Demais Ativos e Valores Mobiliários

Para transferir outros tipos de ativos, como ações, FIIs, ETFs, entre outros, utilize a tabela apropriada para esses ativos, informando os dados conforme solicitado.


Portabilidade e Transferência

Qual o prazo da minha portabilidade para outra corretora?

O prazo para a efetivação da portabilidade varia a depender dos tipos de ativos que estão sendo transferidos e de suas quantidades.


Em média, tomamos como prazo:


  • Para Fundos de Investimentos: A portabilidade de cotas de Fundos será analisada caso a caso a depender da quantidade e do tipo de Fundo solicitado;
  • Para Renda Variável e demais ativos: Até dois dias úteis a partir da data de solicitação.

Execução de Ordens e Saldo

Qual a latência máxima para atualização das informações disponibilizadas na plataforma de negociação (status das ordens, cotação dos ativos, posição de custódia, de operações e de limites)?

A latência máxima para a atualização das informações exibidas aos Clientes nas plataformas de negociação é de até 10 segundos.

Referido intervalo representa unicamente o tempo de processamento da ordem dentro de nossa própria infraestrutura, desconsiderando o trânsito da ordem nas infraestruturas fora de nosso controle.


Execução de Ordens e Saldo

Quais os canais alternativos para atendimento em caso de indisponibilidade da plataforma de investimentos?

Em caso de indisponibilidade da plataforma de investimentos, você pode solicitar a execução de ordens de Renda Variável pelo e-mail: atendimento@idealctvm.com.br ou pelo telefone (11) 3014-3545. Esses canais também estão disponíveis para solicitações relacionadas ao status de ordens, posição de custódia, ofertas e operações, limites operacionais e cotações de ativos.

Destacamos que toda transmissão de ordem pela internet está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas relacionadas a: (a) status das ordens; (b) posições de custódia, de operações e de limites; e (c) cotação de ativos.


Execução de Ordens e Saldo

Em situações em que todos os canais alternativos estiverem indisponíveis, como devo proceder?

Caso a plataforma de negociação e todos os canais alternativos de atendimento estejam indisponíveis, você pode, como último recurso, registrar sua ordem por meio do formulário de atendimento disponível na aba “Contato” do site.

Execução de Ordens e Saldo

Como será tratada a solicitação de ordens realizadas pelos canais alternativos no final do pregão ou fora do horário de funcionamento da Ideal CTVM?

Ordens solicitadas ao final do pregão por meio dos canais alternativos (e-mail, site ou telefone) podem não ser enviadas à B3 caso não haja tempo hábil mínimo de 30 minutos para o processamento. Além disso, a solicitação só será recepcionada se for enviada dentro do horário de funcionamento da Ideal CTVM, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Caso contrário, recomendamos que verifique a situação e entre em contato novamente no dia útil seguinte para reenviar a ordem.

Destacamos que toda transmissão de ordem pela internet está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas relacionadas a: (a) status das ordens; (b) posições de custódia, de operações e de limites; e (c) cotação de ativos.


Execução de Ordens e Saldo

Quais são os custos de negociação para pessoa física?

Para consultar os custos de negociação de clientes pessoa física, acesse a Página de Governança e veja o documento Custos de Negociação – PF.

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